Aprender sobre o Senhor Jesus é a maior alegria para um filho de Deus. Quando investigamos a Palavra em espírito de oração, ela revela muito sobre quem o Senhor é e o que Ele faz. Entretanto, as Escrituras não revelam muito sobre a infância do Senhor Jesus na terra. Mas, o que lemos deveria nos humilhar, encorajar, e nos encher de temor, ao observarmos que a infância do eterno Filho de Deus encarnado teve aspectos tão semelhantes à nossa própria infância.

Primeiramente, Jesus teve que obedecer a Sua mãe e pai terrenos. Gálatas 4:4 nos diz que, “vindo, porém, a plenitude do tempo, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei.” Nosso Senhor Jesus nasceu bebê, assim como nós nascemos. Mas, Ele fez mais do que simplesmente se tornar como um de nós: Ele veio sob a lei. Teria sido possível que o Filho eterno assumisse nossa natureza e se tornasse um de nós sem essa humilhação, mas, para nos salvar, Ele teve de vir “sob a lei”. E como Ele teve que vir sob a lei, Ele obedeceu o quinto mandamento, “Honra teu pai e tua mãe” (Êxodo 20:12). Jesus, o Filho eterno, que fez o mundo e sabe todas as coisas, teve que “obedecer seus pais em tudo” (Colossenses 3:20). Você já teve que par parar de fazer algo que você queria muito continuar fazendo só porque seus pais lhe pediram que parasse? Jesus também. Jesus sabia o que era dizer não a uma brincadeira, a um momento com os amigos, ou mesmo a um momento sozinho, quando o Seu pai e a sua mãe terrenos precisavam que Ele fizesse algo.

Em segundo lugar, Ele sabia o que era trabalhar. Desde cedo, as crianças precisam ter tarefas diárias simples. À medida que as crianças vão ficando mais velhas, devem receber tarefas mais complexas e desafiadoras, como ajudar a mamãe ou o papai com algum trabalho ou a cuidar dos irmãos mais novos. Elas crescem aprendendo muito e, então, conseguem o seu primeiro emprego. Nosso Senhor sabia o que era trabalhar quando criança. Ele era o filho mais velho em Sua família e teve que ajudar em casa. Ele teve que cumprir Suas tarefas, cuidado dos irmãos mais novos, e ajudado José em seu trabalho como carpinteiro (Mateus 13:55, Marcos 6:3). Trabalhar como carpinteiro hoje em dia não é fácil. Ser um carpinteiro nos tempos do Novo Testamento deve ter sido ainda mais difícil. Não havia caminhões. Nem reboques. Nem ferramentas elétricas.

Ademais, nos tempos do Novo Testamento, os carpinteiros faziam uma vasta variedade de trabalho. Faziam ferramentas agrícolas como arados, jugos, carroças, rodas, pás, bem como partes da casa, portas, armações, fechaduras, treliças, camas, mesas, caixotes, prateleiras, e baús. Jesus talvez tenha inclusive concertado barcos. Ele compreendia o que eram longas horas de trabalho, dores musculares e impossibilidade de brincar, quando algum trabalho precisava ser feito. Ele sabia o que era lidar com clientes difíceis, imoderados, barateiros, e excessivamente críticos. Ele conhecia a importância do sacrifício e abnegação para ganhar o seu salário e agradar seu patrão. Todavia, o Senhor Jesus amava servir o Seu Pai Celestial. Quando seus pais terrenos lhe perguntaram por que Ele havia ficado para trás no Templo ao invés de acompanhar a família em sua viagem, Ele respondeu: ” Por que me procuráveis? Não sabíeis que me cumpria estar na casa de meu Pai?” (Lucas 2:49). O Senhor Jesus estava disposto a trabalhar e trabalhar duramente, e Ele fazia isso servindo ao Seu Pai. Você está disposto a trabalhar duro? Mas, ainda mais importante, você está desejoso de trabalhar para servir o Senhor?

Terceiro, Jesus crescia. Ele sabia o que era crescer. Lucas 2:40 diz: “crescia o menino.” Apenas dois versículos adiante, Lucas introduz a passagem com a frase: “Quando ele atingiu os doze anos” (Lucas 3:42). Doze anos de Sua vida foram pulados na história registrada em Lucas. Somos informados mais adiante, em Lucas 2:52, que o Senhor Jesus crescia em “estatura”. Ele não somente ficava mais velho e maior, mas Ele também amadurecia emocionalmente, mentalmente, e espiritualmente, tornando-se um rapaz. Ele passou pelas mudanças físicas e emocionais da puberdade. Ele se tornou mais competente e independente. Em algum momento, Seu pai terreno morreu, e Ele herdou as responsabilidades do lar. Você algumas vezes sente que sua vida está mudando? Que você já não é mais uma criança, mas ainda não é um adulto? Você sente o peso de responsabilidade? Você não está sozinho. Ele sabia o que era estar crescendo, também.

No meio de qualquer tipo de dificuldade, vá ao nosso Senhor Jesus. Meninos e meninas, você pode ir à Ele porque Ele entende suas dúvidas e frustrações. Adolescentes e jovens, você pode ir a Ele porque Ele entende suas tentações e lutas, e sempre os guiará no caminho que devem ir (Salmo 23:3, João 14:6). Até mesmo vocês, adultos e idosos, podem ir a Ele. Ele entende seus erros, pecados, lamentos, tristezas, e dores. Independentemente de sua idade ou posição, busque o Senhor hoje.

__________

*Esse artigo foi originalmente publicado na revista The Banner of Sovereign Grace Truth (Edição online de Julho/Agosto de 2017), traduzido com permissão do editor.

** O Rev. Terreth Klaver é pastor na Heritage Reformed Church, Cilliwack.

*** Tradução: Mara Davis