Fonte da imagem: blastingnews

Tenho certeza de que você nunca tentou ficar acordado além da sua hora de dormir, mas, se tiver, saberá exatamente como Nick estava se sentindo. Ele estava lendo seu livro, afundado no sofá, virando as páginas muito silenciosamente, para ninguém perceber que ele estava ali. O relógio marcava muito além da hora de dormir, mas Nick o ignorou – afinal, o navio em seu livro estava afundando e os piratas estavam se aproximando. Não havia como ele conseguir dormir sem saber o que aconteceu a seguir! No momento que ele pensou que teria ainda alguns minutos a mais, seu pai disse: “Já pra cama, Nick! Você tem aula amanhã”.
Ele deu um suspiro de desapontamento, depois deu boa noite e foi para o quarto. As vozes e luzes da sala ficaram para trás  enquanto ele caminhava pelo corredor. Ele começou a se sentir muito sozinho e os piratas de seu livro começaram a parecer muito reais.

Agora, tenho certeza de que você nunca ficou com medo no escuro, mas se tiver, saberá exatamente como Nick se sentiu em seguida. Um arrepio subiu por suas costas – ele riu de si mesmo; não havia nada para se assustar. Mas quando ele começou a subir os degraus, sentiu um nó de medo se espalhar da barriga para a garganta. Seus pés começaram a subir os degraus em pânico, cada vez mais rápido, como se estivesse sendo perseguido.

O corredor do andar de cima também estava escuro, e ele desejou estar com a sua lanterna. Ele procurou a porta do quarto e a abriu. Sua imaginação estava incontrolável e ele olhou desconfiado para sua cama. Os pelos do seu pescoço se arrepiaram; ele podia imaginar jacarés esperando para o abocanharem. Ou um pirata selvagem esperando para alcançá-lo e agarrá-lo pelo tornozelo. Cautelosamente, ele recuou e deu um salto voador até a sua cama. Ele se sentiu bobo, mas agarrou as cobertas e rapidamente esticou a mão e acendeu a luz. Em segurança!

Ele riu de si mesmo, depois espiou do lado da cama e checou debaixo dela – só por precaução. Não havia nada lá além de duas meias e um livro esquecido da biblioteca – nada exatamente aterrorizante. A luz se espalhou pelo quarto e afastou todo o seu medo. Aliviado, ele pegou sua Bíblia para ler antes de dormir.

Agora, tenho certeza de que você nunca teve medo do escuro. Você nunca teve medo de coisas tolas, como jacarés debaixo da cama ou piratas transportados dos Mares do Sul até o pé da sua cama. Ou já?

Fonte da imagem: Servo de Cristo

Eu sim, e muitas outras crianças como você também se assustam. De onde afinal veio esse medo da escuridão? É algo que Deus criou? Ele nos criou para termos medo?
Deus criou dia e noite, então Adão e Eva estavam no escuro todas as noites no jardim do Éden. Mas eles nunca tiveram medo até que desobedeceram a Deus, comendo o fruto da árvore que foram proibidos de comer. Só então, quando o mundo mergulhou terrivelmente no pecado, o medo entrou em seus corações. Só então a escuridão se misturou ao medo, porque agora eles conheciam a presença do mal ao seu redor e até sentiam que este mal vivia dentro deles.

Tudo mudou radicalmente para Adão e Eva e, em vez de serem completamente felizes e seguros, eles ficaram com muito medo. Esse medo só cresceu quando eles deixaram o jardim e, desde então, quase todo ser humano tem medo do escuro em algum momento. Não porque a escuridão é má, mas porque o mal lançou uma sombra vergonhosa em nosso mundo e encheu os cantos dos nossos corações e vidas. E é isso que nos assusta.

Seria uma história muito, muito triste se terminasse aqui. Mas não termina! Assim que o medo e o mal dominaram o mundo e os corações humanos, Deus já estava prometendo uma maneira de nos resgatar dele. De fato, Deus não apenas criou um plano, ele era o plano. Deus era a única coisa que restava em toda a criação que não tinha nem um pontinho de escuridão ou mal. Ele era o único que era pura luz, pura bondade, retidão e santidade. E somente Seu poder poderia conquistar a escuridão.
O plano era simples: Jesus Cristo, o Filho de Deus, se ofereceria para pagar o preço de nossos pecados. Jesus é a luz e Ele está aqui para conquistar as trevas do reino do mal ao seu redor, debaixo da sua cama e no seu coração. Ele veio para transformar corações das trevas em luzes que O refletem: “Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz;”(1 Pedro 2:9).

Podemos ser exatamente como Nick e ficarmos com medo das coisas, mas quando ficarmos, vamos aproveitar o nosso medo para nos lembrarmos de duas coisas muito importantes: Primeiro, Jesus é a luz do mundo e, se você o seguir, você anda na luz, e as trevas não tem poder sobre você. Essas não são apenas palavras bonitinhas, inventadas para fazer você se sentir melhor, mas sim a mensagem que o Senhor deu em Sua Palavra. Em João 8:12, Jesus diz o seguinte: “Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará nas trevas; pelo contrário, terá a luz da vida.” Segundo, se não estamos seguindo Jesus, todo arrepio de medo que você sente é um chamado do Senhor para que você saia das trevas para a Sua luz. Você está ouvindo? Jesus diz que veio ao nosso mundo para “lhes abrir os olhos e os converteres das trevas para a luz, e da potestade de Satanás para Deus, a fim de que recebam eles remissão de pecados” (Atos 26:18).

 Este é o evangelho; estas são as boas novas das quais Ele está te lembrando quando você se sente assustado ou com medo.

Hoje à noite, quando você estiver lendo sua Bíblia, procure pelas palavras
“trevas” e “luz”. Quantos versículos você encontra que se referem a Jesus como a Luz? Você consegue pensar em algum personagem da Bíblia que deixou de andar nas trevas para caminhar na luz do Senhor Jesus? Faça um desenho da história.

Kara Dedert é dona de casa, mãe de cinco filhos e membro da Heritage Reformed Church de Grand Rapids.

*Tradução: Paula Ximenes
Edição de JANEIRO / FEVEREIRO 2018 The Banner of Sovereign Grace Truth