A Bíblia fala de filhos da carne e de filhos da promessa. Abraão teve um de cada. Vamos falar sobre o seu filho da carne, Ismael. O que nos é dito sobre a vida de Ismael e o que podemos aprender com ele?

Fonte da Imagem: teologiaevida

Ismael tinha um nome especial (Gênesis 16:11).

 Apear de Deus lhes ter prometido um filho, Abraão e Sara tiveram que esperar por muito tempo. Eles ficaram impacientes e quiseram resolver a questão com suas próprias mãos. Abraão tomou Hagar, uma serva, para que tivesse um filho. Mas pecado sempre traz mais pecado, e esse pecado resultou em briga, e Hagar teve que fugir (Gênesis 16:7). Ainda assim, o Senhor se encontrou com Hagar. Ela estava esperando um bebê e lhe foi dito que ela deveria chamá-lo Ismael, que significa “o Senhor te ouviu na tua aflição” (Gênesis 16:11). Alguns nomes não dizem ou significam muita coisa, mas o nome “Ismael” tem um significado especial. Ele diz que Deus ouve os necessitados quando eles clamam. Ele conhece o sofrimento do Seu povo e escuta o clamor dele (Êxodo 3:7-8; Salmo 130:1). Este nome nos ensina, então, que nós precisamos clamar ao Senhor por misericórdia e salvação.

Ismael recebeu uma promessa preciosa (Gênesis 17:25).

O Senhor veio renovar a aliança com Abraão e novamente prometeu que Ele seria o Deus de Abraão e da sua descendência após ele (Gênesis 17:7). Era uma promessa que dizia que ele não precisava passar a vida sozinho, mas que ele conheceria o cuidado e o amor de Deus. Essa promessa pactual foi seguida de um símbolo da aliança, a circuncisão (Gênesis 17:10-11). Ela significava que a natureza pecaminosa precisava ser mortificada (Colossenses 2:10). Quem recebeu este sinal? Todos os homens da casa de Abraão, inclusive Ismael, que tinha treze anos de idade. O Senhor também se encontrou com Ismael, que o buscou antes que ele buscasse ao Senhor. Não é o que também recebemos no batismo? Tanto a circuncisão quanto o batismo são símbolos das promessas de Deus (Atos 2:39). Crianças, por quais promessas nós ansiamos? Talvez uma bicicleta nova ou outro presente especial sejam animadores, mas não há nada como a promessa de salvação que Deus faz no batismo.

Ismael tinha um coração perverso (Gênesis 21:9).

Alguns anos depois, Ismael ganhou um irmãozinho, Isaque. Chegou o dia em que Isaque foi desmamado. Ismael tinha agora dezesseis, ou dezessete anos. Mas neste dia, Ismael começou a zombar de seu irmão, a importuná-lo e provocá-lo. Nós podemos pensar: crianças fazem isso o tempo todo! Mas isso não é correto. Matthew Henry diz: “Deus registra o que as crianças dizem e fazem nas suas brincadeiras e irá pedir contas a elas se elas disserem ou fizerem o que é mau, mesmo que os seus pais não o façam.” Ismael deveria ter honrado o seu irmão Isaque, pois através de seu irmão a Semente prometida nasceria. Mas o coração de Ismael estava endurecido contra Isaque. Havia inimizade em seu coração contra a Semente Prometida de Abraão e a graça gratuita de Deus. Que triste! É igualmente errado para você quando essa maldade de atormentar e zombar de alguém surge em seu coração. Nós precisamos levar os nossos corações ao Senhor Jesus e pedir que Ele os transforme (Ezequiel 36:26).

Ismael teve a língua refrescada (Gênesis 21:19).

Hagar e Ismael foram mandados embora para o deserto. Lá eles ficaram sem água. Hagar ficou com medo que Ismael morresse e o colocou debaixo de um arbusto (Gênesis 21:15). Mas o Senhor mostrou a Hagar um poço perto de onde ela havia sentado. Ela deve ter se apressado para encher a garrafae pressioná-la contra os lábios de Ismael. A sua sede pôde ser saciada, os seus lábios puderam ser refrescados. Mas, no inferno, isso não pode acontecer (Lucas 16:24). Que bom motivo para buscarmos escapar da ira futura! Lembremos disso cada vez que encostarmos um copo de água gelada nos nossos lábios. Peça hoje ao Senhor por graça para beber da fonte de águas vivas (João 4:14).

Ismael se tornou um homem selvagem (Gênesis 16:12).

Esse é um triste resumo da vida de uma pessoa, você não acha? Ser rude, rebelde e indomável. É muito melhor que a misericórdia se apodere de nós, e nos transforme de sermos selvagens para sermos domados pela graça (Marcos 5:15). Ter crescido nas tendas de Abraão não salvou Ismael, e nem ir para a igreja nos salva. Se não nascermos de novo pelo Espírito, então nós, também, devemos ser expulsos (Mateus 22:13). Porque ignoraríamos o Senhor Jesus, que veio e se deixou ser afastado do favor do Pai, para que pecadores como Ismael pudessem se lançar sobre Cristo e encontrar misericórdia?

**Rev. Lawrence J. Bilkes é pastor da Ebenezer Free Reformed Church em Dundas, Ontário – Canadá. Publicado pela Revista The Banner of Sovereign Grace Truth Edição de Julho/Agosto de 2017.