nascerCerta noite, quando Jesus vivia na terra, um homem foi visitá-Lo. O visitante chamava-se Nicodemos, um fariseu. Os fariseus eram os líderes religiosos dos Judeus, e eles seguiam cuidadosamente a lei de Moisés e as tradições dos anciãos. A maioria deles tinha se tornado orgulhoso de sua piedade. Pior, eles pensavam que poderiam agradar a Deus pelas suas ações. A maioria dos fariseus odiava Jesus porque Ele ensinava que todos nós precisamos nos arrepender do pecado, e que a salvação é encontrada somente nEle, não em nós mesmos. Nicodemos, porém, estava interessado em Jesus e em Seus ensinamentos. Ele queria falar com Jesus, mas não queria que ninguém soubesse. Então ele foi ver Jesus durante a noite, quando todo mundo estava dormindo.

Nicodemos devia ter muitas perguntas difíceis para fazer a Jesus. Mas, ele mal tinha começado a falar, quando Jesus o surpreendeu dizendo: “Em verdade, em verdade te digo que, se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus” (João 3:3). É como se Jesus estivesse dizendo a Nicodemos: “Eu sei que você tem muitas perguntas para me testar. Mas, existe algo muito mais importante do que saber as respostas para as perguntas difíceis. A coisa mais importante é que você precisa nascer de novo.”

Nicodemos ficou confuso, e perguntou: “Como pode um homem nascer, sendo velho? Pode, porventura, voltar ao ventre materno e nascer segunda vez?” (verso 4). Esse fariseu, que conhecia muitas coisas, não tinha ideia do que Jesus estava falando. Pacientemente, o Salvador repetiu sua afirmação: “Não te admires de eu te dizer: importa-vos nascer de novo” (verso 7).

O que Jesus queria dizer quando falou que devemos nascer de novo? Claro, Ele não quis dizer isso literalmente, ou seja, Jesus não quis dizer que uma pessoa deve realmente se tornar um bebê novamente. Jesus estava falando espiritualmente: Ele estava usando a imagem de um evento natural para nos ajudar a entender uma verdade espiritual.

Quando os bebês nascem, eles se tornam parte de uma família. Um bebê tem uma mãe e um pai, e às vezes irmãos e irmãs. Eles pertencem uns aos outros. Quando Adão e Eva viviam no Jardim do Éden, eles pertenciam a Deus. Eles eram Seus filhos e Deus era Pai deles. Mas, então, Satanás veio e os tentou a comer da árvore do conhecimento do bem e do mal, depois de Deus ter dito: “da árvore do conhecimento do bem e do mal não comerás; porque, no dia em que dela comeres, certamente morrerás” (Gênesis 2:17). Todas as coisas mudaram naquele dia terrível que Adão e Eva pecaram. Eles se afastaram de Deus, rejeitando-O como Pai, escolhendo Satanás para ser pai deles. Desde então, as crianças nascem em pecado, tendo Satanás como pai. Todas as pessoas nascem com um coração pecaminoso e têm a tendência natural de seguir Satanás ao invés de seguir a Deus. Jesus falou de forma severa, mas verdadeira aos fariseus: “Vós sois do diabo, que é vosso pai, e quereis satisfazer-lhe os desejos. Ele foi homicida desde o princípio e jamais se firmou na verdade, porque nele não há verdade. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso e pai da mentira” (João 8:44).

Que terrível! Nós nascemos em pecado e cometemos pecado todos os dias; agora, o natural para nós é amar o pecado e odiar a Deus. Qual a solução para esse problema horrível? A única maneira de se voltar para Deus é “nascer de novo.” Nossos corações estão tão completamente arruinados pelo pecado que não podem ser consertados: eles precisam ser feitos de novo.  “Viu o SENHOR que a maldade do homem se havia multiplicado na terra e que era continuamente mau todo desígnio do seu coração” (Gênesis 6:5). Nós não podemos criar em nós mesmos um novo coração, nem mesmo com a ajuda de outra pessoa, porque somos totalmente depravados (cheios de pecado). “Quem pode dizer: Purifiquei o meu coração, limpo estou do meu pecado?” (Provérbios 20:9); e: “Ao irmão, verdadeiramente, ninguém o pode remir, nem pagar por ele a Deus o seu resgate” (Salmos 49:7).

Apenas Deus pode refazer nossos corações. Em vez de nos mandar para o inferno (que é o que merecemos por causa dos nossos pecados), Deus pensou em uma maneira de salvar Seu povo. Ele enviou Seu único Filho para nascer como um bebê neste mundo cheio de pecado. Ele assumiu nossa natureza humana e viveu uma vida perfeita, sem pecado, fazendo o que não conseguimos fazer, e nunca vamos conseguir, por causa de nossa natureza caída.  Jesus obedeceu a Deus perfeitamente e morreu na cruz, pagando o preço pelo pecado e satisfazendo a justiça de Deus. Foi assim que Jesus redimiu (comprou de volta) o Seu povo de Satanás. “Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se ele próprio maldição em nosso lugar” (Gálatas 3:13a).

Apesar de Cristo ter sacrificado Sua vida para pagar pelo pecado, nós continuamos a rejeitá-Lo. Que tolice e tragédia! “A luz (que é Jesus) resplandece nas trevas, e as trevas não prevaleceram contra ela” (João 1:5). Nossos pecados nos deixam cegos para as nossas necessidades. Nicodemos estava confuso conversando com Jesus. Ele não entendeu o que Jesus disse porque não sabia que precisava nascer de novo. Nós precisamos de alguém para nos ajudar a ver nossa necessidade de um Redentor: nós precisamos do Espírito Santo. Sem a obra Dele, nós não temos como saber que precisamos de ajuda, nem temos como pedir a Ele para nos salvar. “Vindo, porém, a plenitude do tempo, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei, para resgatar os que estavam sob a lei, a fim de que recebêssemos a adoção de filhos. E, porque vós sois filhos, enviou Deus ao nosso coração o Espírito de seu Filho, que clama: Aba, Pai!” (Gálatas 4:4 – 6).

Quando somos redimidos pela obra do Espírito Santo, começamos a amar a Deus e as coisas de Deus.  Quando nascemos de novo, somos como novas pessoas. Nossos corações se tornam novos. Em vez de amar o pecado e agradar a nós mesmos em primeiro lugar, começamos a odiar o pecado e amar a Deus acima de tudo. Paulo descreve isso desta forma: “E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas” (2 Coríntios 5:17).

Você já nasceu de novo? Você odeia o pecado e ama a Deus? Talvez você se pergunte se nasceu de novo ou não. Algumas vezes você odeia o pecado e acredita que ama a Deus, mas então você se vê cometendo pecado, ou sem vontade de orar ou ler a sua Bíblia. Isso significa que um dia você é uma nova criatura e no outro dia não é mais? Não, filhos, uma vez que uma pessoa nasce de novo, ele ou ela está salva para sempre. Além disso, nossa salvação não é baseada em quão bons nós somos. Nós somos salvos somente pelo sacrifício perfeito de Jesus Cristo.

Mesmo assim, podemos ficar decepcionados e frustrados quando pecamos de novo e de novo. Não podemos nos livrar do pecado. É como uma roupa que gruda em nosso corpo. O homem que escreveu o livro de Romanos teve a mesma frustração. Ele disse: “Porque não faço o bem que prefiro, mas o mal que não quero, esse faço” (Romanos 7:19).  Isso significa: “eu quero fazer o que é bom, mas não faço; em vez disso, faço coisas más que eu não quero fazer!”. Por que isso acontece? Enquanto vivermos na terra, existirá dentro de nós uma batalha entre o bem e o mal. “Mas vejo, nos meus membros, outra lei que, guerreando contra a lei da minha mente, me faz prisioneiro da lei do pecado que está nos meus membros. Desventurado homem que sou! Quem me livrará do corpo desta morte? Graças a Deus por Jesus Cristo, nosso Senhor. De maneira que eu, de mim mesmo, com a mente, sou escravo da lei de Deus, mas, segundo a carne, da lei do pecado.” (Romanos 7:23 – 25). O autor está dizendo que sente uma guerra dentro dele: parte dele deseja pecar; a outra parte deseja fazer o bem. Ele nasceu de novo na família de Deus, mas as inclinações naturais para fazer todas as coisas más ainda se escondem dentro de seu coração. Isso o deixa muito triste, mas ele é grato porque o Senhor Jesus o comprou de volta do domínio de Satanás. Ele sabe que agora ele é uma nova criatura em Cristo, mas, até o dia de sua morte, sua “carne” (“o corpo desta morte,” ou, sua natureza pecaminosa) e sua “mente” terão que lutar contra o pecado.

Esta luta não vai terminar até que o povo de Deus esteja finalmente no céu. Sem a ajuda de Deus, nós nunca poderíamos vencer esta batalha; tudo estaria perdido se não fosse pelo Deus Triuno: O Pai que nos adota (ou nos faz novas criaturas); o Filho que nos redime; e o Espírito que nos capacita a lutar contra o pecado e Satanás. Além disso, o Senhor Jesus e o Espírito Santo oram ao Pai em favor de Seus filhos (leia João 17:9 e Romanos 8:26b).

Querido filho, se você nunca nasceu na família de Deus, você ainda é filho de Satanás. Peça ao Espírito Santo para abrir seus olhos para esse perigo terrível. Peça a Ele para tornar você um de Seus filhos amados. Não descanse até que você esteja seguro em Jesus. Satanás é o pai da mentira: ele vai tentar te enganar da maneira que puder para manter você longe de Deus. Nunca questione ou duvide da misericórdia e compaixão de Deus. “Aquele que não poupou o seu próprio Filho, antes, por todos nós o entregou, porventura, não nos dará graciosamente com ele todas as coisas?” (Romanos 8:32). “Vede que grande amor nos tem concedido o Pai, a ponto de sermos chamados filhos de Deus” (1 João 3: 1a). Você vai virar as costas para esse amor?

2015-06-18

 

____________________

*Esse artigo foi originalmente publicado na revista The Banner of Sovereign Grace Truth (Edição online de Fevereiro de 201o), traduzido com permissão do editor.

** Diana Kleyn é membro da Heritage Netherlands Reformed Congregation, em Grand Rapids, Michigan. Ela é mãe de três filhos, e ama ajudar crianças a compreender e abraçar as verdades da Palavra de Deus. Ela escreve mensalmente para a seção infantil na revista The Banner of Sovereign Grace Truth, e é autora de vários livros para crianças publicados pela editora Reformation Heritage Books, vários em parceria com o Dr. Joel Beeke, dentre eles, Heróis da Reforma, ainda não publicado em português.

*** Tradução: Karol Barreto