A maioria de nós não é muito boa em esperar, porém há sempre algo pelo qual estamos esperando. Às vezes são pequenas coisas, como esperar por uma encomenda ou olhar para um relógio andar tão lentamente enquanto aguardamos um amigo chegar. Provavelmente você também já esperou por coisas grandes: esperou por um irmão ou irmã que iria nascer, esperou para passar para a próxima série, ou esperou pela chegada das férias.

Fonte: Pinterest

Assim como você, os Israelitas no Velho Testamento sabiam tudo sobre esperar, mas eles aguardavam por algo bem mais valioso do que uma encomenda, um presente, ou uma viagem.

Eles estavam esperando por uma pessoa. Não por qualquer menino ou menina, mas por alguém que Deus havia dito que iria resgatá-los.

Se você voltar o pensamento lá atrás para o Jardim do Éden, você já encontra a promessa de que um Resgatador viria. Adão e Eva tinham desobedecido a Deus, e o pecado havia entrado em seus corações e afetado toda a criação. Deus os expulsou do jardim, mas ao mesmo tempo, prometeu que mandaria um Resgatador para salvá-los do pecado e para restaurá-los.

 Desde que Deus deu essa promessa, todo israelita ficou esperando ansiosamente pela chegada do Resgatador. A cada bebê, eles ficavam esperançosos; talvez esse seja Ele! Mas o Resgatador não chegava e eles continuavam esperando e esperando. Eles esperaram nos anos vagando no deserto. Eles esperaram na sua nova terra. Esperaram quando foram levados cativos pelos inimigos. Eles esperaram, e às vezes cansaram de esperar! Eles ficavam imaginando se Deus havia esquecido a sua promessa, mas Deus nunca esquece uma promessa. Deus falou aos profetas e lembrou a eles que a sua promessa era verdadeira, e eles lembravam ao povo de que o Resgatador estava vindo!

 E finalmente, após anos e anos e anos esperando, algo aconteceu! Todo aquele tempo de espera se transformou num momento glorioso de louvor, glória, e alegria que se espalhou pelas montanhas próximas a Belém. Um anjo falou aos (muito assustados) pastores: “Não temais; eis aqui vos trago boa-nova de grande alegria, que o será para todo o povo: é que hoje vos nasceu, na cidade de Davi, o Salvador, que é Cristo, o Senhor. E isto vos servirá de sinal: encontrareis uma criança envolta em faixas e deitada em manjedoura.”(Lucas 2:10-12). “Então anjos encheram o céu, louvando a Deus e dizendo: Glória a Deus nas maiores alturas, e paz na terra entre os homens, a quem ele quer bem.” ( Lucas 2:13-14).

 A alegria e maravilha que encheu os seus corações era difícil até de descrever em palavras. Essa notícia significava paz para o seu povo. Suponho que você não é um pastor de ovelha nas montanhas (pelo menos imagino que não), mas essa notícia é entregue a você também! Essa notícia é melhor do que qualquer outra coisa pela qual você poderia esperar. João 3:17 nos diz: “Porquanto Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que julgasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele.” O Resgatador, o Senhor Jesus Cristo, veio para salvar, não somente aos pastores ou aos Israelitas lá do passado, mas para libertar o Seu povo em todos os tempos e lugares. De todo coração que anseia, Ele é a alegria.

 “Vem, Tu mui esperado Jesus,

nascido para dar liberdade ao Seu povo;

Dos nossos temores e pecados nos livra,

Que encontremos descanso em Ti.

Força e consolo de Israel,

Esperança de toda a terra Tu és;

Desejado precioso de todas as nações, Alegria de todo ansioso coração.” [i]



**Kara Dedert é dona de casa, mãe de cinco filhos, e membro da HRC de Grand Rapids.

**Tradução: Mara Davis

[1] Nota: Trecho do hino “Come Thou Long-Expected Jesus” composto por Charles Wesley em 1744.