ouvindoDesde muito cedo, vocês têm sido instruídos a buscar o Senhor e orar por um novo coração. E eu espero que vocês façam isso. Vocês não podem entrar no céu a menos que tenham nascido de novo (João 3). Talvez vocês tenham perguntas sobre tudo isso. Ao mesmo tempo que vocês devem pedir ao Espírito Santo para lançar luz sobre a Palavra de Deus, vocês também devem pedir ajuda a seus pais e professores para que possam entender o que o Senhor exige.

Uma das dúvidas que vocês podem ter é: “O que é um novo coração?” Muito simples, um novo coração, é uma nova maneira de pensar que vai mudar a maneira como vocês vivem. Todo mundo nasce com uma natureza pecaminosa, o que significa que todos nós amamos o pecado e odiamos a Deus. A menos que o Espírito Santo renove nossos corações, não podemos entrar no céu. É por isso que seus pais e professores exortam vocês a pedirem ao Senhor um novo coração.

Pense nisso em termos de uma figura de linguagem: o coração é o lugar de onde seus amores e ódios vêm. O que vocês gostam e o que vocês odeiam dita a forma como vocês agem. Quando pedimos a Deus por um novo coração, não estamos pedindo a Ele que remova o nosso coração físico que bombeia o sangue para nosso corpo; estamos pedindo ao Espírito Santo para mudar o nosso ser mais íntimo, de modo que em vez de odiar a Deus possamos amá-lo, e em vez de amar o pecado, possamos odiá-lo.

Outra coisa em que vocês possam ter dúvidas é: “Como posso saber se tenho um novo coração?” Talvez vocês venham orando e orando por um novo coração, mas sentem que nada mudou. Deus está ouvindo? A Palavra de Deus nos diz que Deus está realmente ouvindo vocês e que Ele ouve e responde as orações. Deus promete: ” então, clamarás, e o SENHOR te responderá; gritarás por socorro, e ele dirá: Eis-me aqui” (Isaías 58:9a). Vocês nunca devem acreditar na mentira de Satanás de que Deus não se importa ou que Ele não vai se preocupar em responder suas orações por um novo coração.

Eu não posso dizer a vocês o que Deus está fazendo em suas vidas, nem posso dizer o que está em seus corações. Posso, no entanto, incentivá-los a continuar orando. Perguntem a vocês mesmos como esperam que Deus responda suas orações. Quando vocês pedem a Ele por um novo coração, vocês entendem o que estão pedindo? Pensem séria e honestamente sobre seus amores e ódios, e peçam a Deus para fazer com que vocês se arrependam, e se voltem do pecado para Ele.

Como vocês acham que Deus vai responder esta oração? Vocês esperam que de repente se tornem pessoas completamente diferentes? Certamente Deus pode fazer isso, e às vezes Ele muda uma pessoa de repente. No entanto, este não é o seu caminho normal.

Eu quero dar a vocês uma ilustração para tentar ajudá-los a compreender. Se vocês já ajudaram seus pais a plantarem um jardim, vocês já devem saber que as sementes podem ser muito pequenas. Elas definitivamente não se parecem com as plantas que se tornarão! Depois de colocar as sementes no solo e esperar até o dia seguinte, vocês conseguirão colher feijão ou milho ou abóboras? Não, claro que não! Dependendo do clima e do tipo de sementes que plantaram, vocês podem ter que esperar uma semana ou duas antes de ver qualquer coisa saindo da terra. Vocês podem pensar que nada está acontecendo, mas mais cedo ou mais tarde, pequenos brotos começam a surgir. Todos os dias, as plantas crescem, ficando mais fortes e maiores, mas ainda leva tempo até que possam produzir uma colheita.

Assim é também com um novo coração. Vocês não podem se dar um novo coração; vocês não podem fazer com que odeiem o que naturalmente amam e amem o que naturalmente odeiam. Esta é a obra do Espírito Santo. Vocês não podem fazer uma semente crescer, mas podem arrancar as ervas daninhas para dar bom espaço às plantas, e podem regar e adubar as plantas jovens para ajudá-las a prosperar. Da mesma forma, vocês não podem dar a si mesmos um novo coração, mas podem (com a ajuda de Deus) virar as costas para certos pecados, ler a Palavra de Deus e orar. Essas coisas não salvam, mas ajudam a criar um ambiente onde a obra de Deus pode prosperar.

Se vocês querem ter uma colheita, vocês devem plantar as sementes e cuidar das plantas. Se vocês querem um coração que ama a Deus e odeia o pecado, vocês devem gastar tempo em oração e leitura da Bíblia, e parar de fazer coisas que vão danificar o crescimento espiritual. Vocês devem aprender o máximo que puderem sobre o Salvador, que fez a salvação possível, e que disse: ” Deixai vir a mim os pequeninos, não os embaraceis, porque dos tais é o reino de Deus” (Marcos 10:14).

Precisamos da obra do Espírito Santo, porque voltar-se para Deus é contra a nossa natureza. Ele vem para os nossos corações e faz deles um lugar adequado para o Senhor Jesus viver. Ele muda o nosso ódio natural a Deus e o transforma em amor por Ele, e Ele nos dá um amor pela justiça no lugar do nosso amor ao pecado. O Senhor Jesus une Suas orações perfeitas com as nossas, e o resultado é um suave aroma que se ergue diante do trono de Deus (Apocalipse 5: 8).

Será que Deus ouve as criancinhas? Com certeza que sim! Continuem orando, queridos filhos! Que vocês não desistam nem duvidem dEle, pois Deus, que não pode mentir, prometeu responder suas orações: “E será que, antes que clamem, eu responderei; estando eles ainda falando, eu os ouvirei” (Isaías 65:24).

2014-11-20

 

_____________________

*Esse artigo foi originalmente publicado na revista The Banner of Sovereign Grace Truth (Edição online de Fevereiro de 2013), traduzido com permissão do editor.

** Diana Kleyn é membro da Heritage Netherlands Reformed Congregation, em Grand Rapids, Michigan. Ela é mãe de três filhos, e ama ajudar crianças a compreender e abraçar as verdades da Palavra de Deus. Ela escreve mensalmente para a seção infantil na revista The Banner of Sovereign Grace Truth, e é autora de vários livros para crianças publicados pela editora Reformation Heritage Books, vários em parceria com o Dr. Joel Beeke, dentre eles, Heróis da Reforma, ainda não publicado em português.

*** Tradução: Arielle Pedrosa