Não seria sensacional encontrar um mapa secreto, do tipo que deixasse pistas que levariam a um tesouro escondido?

Fonte da Imagem: Piterest

Talvez fosse um tesouro cheio de moedas brilhantes de ouro, ou repleto de coisas do passado que tenham ficado escondidas por milhares de anos.

Eu conheço uma menina que ama enigmas e tesouros escondidos. Um ano, em seu aniversário, eu criei um grande mistério cheio de segredos, pistas, e mapas que, ao final, conduziam a um verdadeiro baú do tesouro. Rapidamente, eles passavam de pista para pista, até que finalmente descobriram onde o tesouro estava enterrado.

Começaram a cavar, o barro começou a voar, e o entusiasmo estava no ar. Logo as pás atingiram algo; eles se abaixaram e, com um grito de alegria, removeram a terra de cima de um velho baú. Tesouro! Dentro tinha moedas de chocolate douradas. Todos estavam pulando e gritando, trocando moedas e recontando histórias da caça.

E se eu lhe falasse que realmente há um tesouro para você encontrar? Não é o tipo que envolve piratas, ouro ou mesmo chocolates. Esse é melhor! É um tesouro que jamais envelhece, não se torna enfadonho, nem desatualizado, ou gasto. É um tesouro que dá vida eterna, alegria e paz. Esse não é um tesouro que você coloca na estante para ficar olhando, mas é um tesouro que realmente transforma você de dentro para fora.

Ouça essa pista em Provérbios 3: “Feliz o homem que acha sabedoria, e o homem que adquire conhecimento; porque melhor é o lucro que ela dá do que o da prata, e melhor a sua renda do que o ouro mais fino. Mais preciosa é do que pérolas, e tudo o que podes desejar não é comparável a ela.”

O escritor está nos falando que quando encontramos sabedoria e conhecimento o seu valor é maior do que prata, melhor do que ouro, e mais precioso do que rubis brilhantes. De fato, nada no mundo que você deseja pode se comparar com esse tesouro de sabedoria e entendimento.

A Bíblia nos dá outra pista sobre como encontrar essa sabedoria. Ela nos diz que todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento estão, na verdade, escondidos numa pessoa – Jesus Cristo. É impossível ter o tesouro da sabedoria sem conhecer o maior tesouro, Jesus! (Leia Colossenses 2:2-3.)

Se você é como a maioria das pessoas do planeta, isso não deve soar como um tesouro de forma alguma. O problema é que nossos corações estão cegos pelo pecado e, com isso, comumente confundimos tesouros falsos (como chocolates) ou tesouros terrenos (como ouro e prata) como se fossem a coisa real. E tristemente, quando pensamos em Jesus, nossos corações pecaminosos não enxergam o tesouro de jeito nenhum.

O que podemos fazer?

Temos outra pista em Mateus 7: “Pedi, e dar-se-vos-á; buscai e achareis; batei, e abrir-se-vos-á. Pois todo o que pede recebe; o que busca encontra; e, a quem bate, abrir-se-lhe-á.” Podemos ir ao Senhor pedindo que Ele nos dê o tesouro verdadeiro: nova vida em Cristo.

Não há nenhum engano nessa caça ao tesouro; pelo contrário, Deus nos dá promessas que nunca falharão e um tesouro que jamais desaparecerá. Esta noite, quando você tiver seu tempo de oração e leitura da Bíblia, leia sobre tesouros em Mateus 6:19-21. Pense em que tipo de caçador de tesouros você é e peça a Deus para te guiar ao maior tesouro de todos, Jesus Cristo.

**Kara Dedert é dona de casa, mãe de cinco filhos, e membro da HRC de Grand Rapids.

**The Banner of Sovereign Grace Truth, Julho/Agosto de 2017, pág. 172