No Novo Testamento, nós lemos sobre crianças sendo trazidas a Jesus. Nós também lemos sobre como Jesus era disposto a receber crianças. Entre outras coisas, isto nos ensina que Jesus está disposto a receber pecadores de qualquer idade. Você nunca é jovem demais para vir a Jesus Cristo. Igualmente, você nunca é tão jovem para falar sobre Ele aos outros.  

Em 2 Reis 5 nós lemos sobre como Deus usou “uma pequena serva” para conduzir Naamã, o poderoso capitão do exército da Síria, à salvação. Naamã era o herói nacional da Síria. Os garotinhos provavelmente corriam nas ruas fingindo ser o poderoso Naamã. Porém um dia algo terrível aconteceu. Naamã encontrou uma mancha em si, e ele rapidamente percebeu que tinha a terrível doença da lepra. Agora tudo mudou. De repente, Naamã deixou de ser uma pessoa que todos gostariam de ser, para se tornar uma pessoa que absolutamente ninguém gostaria de ser. Ele tinha muito dinheiro, muitas roupas especiais, muitas medalhas de guerra, muita popularidade com o rei e com as pessoas, mas agora ele era um leproso. Naamã teria dado tudo o que tinha se apenas pudesse se livrar dessa doença. Mas todos na Síria sabiam que não havia cura para lepra.

Entretanto, a pequena serva na casa de Naamã teve uma ideia! Nós nem mesmo sabemos o nome da menina. Podemos supor que ela tinha aproximadamente dez anos de idade. Também sabemos que ela era da nação de Israel. Esta pobre menina teve uma terrível experiência. Ela tinha sido sequestrada. Naamã e seu exército tinham atacado Israel e a tinham roubado da sua família e a levado para longe. Que terrível! Provavelmente ela nunca mais veria seus amigos ou parentes novamente.

Como você imagina que essa menina se sentiu quando ela ouviu que Naamã tinha lepra? Como você se sentiria? Talvez assim: “Bem feito!” “Ele está recebendo o que merece!” “Isso é o que acontece a pessoas perversas!”.  Porém, ela pensava exatamente o oposto. Na verdade, provavelmente enquanto ela estava varrendo o chão ou fazendo algum outro trabalho doméstico, ela disse para a esposa de Naamã: “Oh, eu gostaria que Naamã estivesse em Israel, porque ali o profeta Eliseu o curaria de sua lepra”.

Esta maravilhosa afirmação nos mostra várias coisas sobre a fé desta pequena menina. Mostra-nos que ela amou seus inimigos e fez o bem para aqueles que a tinham maltratado. Ela realmente queria que Naamã fosse curado. Mas note também a confiança dela de que Naamã seria curado se ele simplesmente se encontrasse com Eliseu. Lembre-se novamente de que, nestes dias, todos sabiam que não havia cura para a lepra. Todos, ou melhor, exceto aqueles que adoravam o Deus de Israel!

Provavelmente, essa pequena serva se lembrou de seus pais lhe contando sobre Elias e Eliseu e todos os maravilhosos milagres que eles realizaram. E então ela pensou: “Eu sirvo ao Deus que dá vida aos mortos; que manda fogo do céu. Ele é certamente capaz de curar meu senhor da lepra!” E foi exatamente isso o que aconteceu. Maravilhosamente, tão somente por causa do simples desejo dessa pequena menina cativa que trabalhava na sua casa, Naamã descobriu o que ela disse e comunicou ao seu rei, e, por causa do que ela disse, o rei o enviou a Israel, e finalmente ele foi a Eliseu e ficou curado – tudo por causa do que ela disse.

Fé como dessa pequena menina é a fé de que nós igualmente precisamos. Também precisamos crer que o Senhor pode e irá nos curar de nossa maior doença: o pecado! Nós precisamos acreditar que se formos ao grande Profeta, Jesus Cristo, e implorarmos a Ele por misericórdia, Ele perdoará abundantemente! E precisamos crer que Ele pode salvar qualquer um que vier a Ele. Em outras palavras, precisamos acreditar que “o sangue de Jesus Cristo, o filho de Deus, nos purifica de todo pecado” (João 1:7).

Não sabemos o que aconteceu com essa pequena serva. Porém, eu posso imaginar que, enquanto Naamã ia ao encontro de Eliseu, ela estava varrendo o chão da casa dele com um sorriso no rosto, e cantando uma das canções que ela teria aprendido de seus pais:

“Ó minha alma, ao Senhor bendize: tudo aquilo que em mim existe Seu nome santo venha bendizer. Ó minha alma, ao Senhor bendize, e não te esqueças de seus benefícios, nenhum sequer dos benefícios seus. É Deus que absolve tua iniquidade. Ele é quem sara tua enfermidade. Ele te salva da destruição, e Seu amor tua vida sustêm.” (Adaptação do saltério reformado – Salmo 103). Que todos vocês também possam, pela fé, cantar essa canção!

Fonte da Imagem: GospelPrime

**Rev. Ian Macleod é pastor da Free Reformed Church de Grand Rapids, Michigan.

**Extraído de “Crianças da Bíblia” – Revista Banner of Sovereign GraceTruth. Julho/Agosto de 2017

**Traduzido por Jéssica Marinho