Você provavelmente conhece a música: “Golias era um gigante lá da terra dos filisteu, ele veio pra afrontar o exército de Deus, o povo saiu correndo com medo de lutar, levantou o pequeno Davi e disse: “Gigante! Eu vou lhe matar!””. Esta é uma música com o refrão fácil de lembrar que leva ao ponto alto da música “Uma pedrinha colocou na funda então girou girou girou girou”. A história de Davi e Golias está em todos os livros de história da Bíblia que minha família possui e é um dos eventos mais familiares do Antigo Testamento (junto com Daniel na Cova dos Leões).
Como Davi era muito jovem, provavelmente você pode entender como combater Golias foi um grande ato de fé. Mas você pode ter mais dificuldade em relacionar sua vida à sua. Afinal, nós não lutamos contra os filisteus de verdade hoje em dia, e nunca vimos gigantes nem perto da altura de Golias (nem eu sou tão alto!). Tenho certeza de que você nunca experimentou uma armadura como a de Davi e, provavelmente, sua mira com o estilingue não é tão boa assim.
Mas você provavelmente pode entender como é ser um garoto cercado por homens. Você já sentiu que era o menor ou o mais fraco? Se você estivesse trabalhando com seu pai em sua loja, ou com sua mãe e algumas outras senhoras na cozinha, você provavelmente estaria lá observando e imaginando o que eles estavam fazendo. Você nunca teria permissão de estar no comando, mas seria esperado que seguisse as ordens de todos e conhecesse seu lugar. No máximo, seu pai pediria para você tirar um martelo da caixa de ferramentas ou sua mãe pediria para tirar a canela do armário (se você puder alcançá-la). Você certamente não diria ao seu pai como consertar a coisa e certamente não pegaria uma chave de fenda e uma chave inglesa e faria você mesmo e os deixaria assistindo. Na história da Bíblia, Davi era apenas um menino cercado por guerreiros fortes, mas esses homens estavam com medo de ficarem travados toda vez que viam o feroz e imponente gigante Golias e ouviam seus gritos ameaçadores. Davi sabia que isso estava errado e defendeu o que era certo. Ele foi ridicularizado. As pessoas achavam que ele era orgulhoso. Mas ainda assim ele fez isso! Deus chama você para se voltar a Ele, independentemente do que os outros pensam ou dizem. Deus honra aqueles que o honram (1 Samuel 2:30).
Poderíamos nos perguntar por que Davi se arriscaria contra um inimigo tão hostil e forte. Nossos pais costumam dizer: “Cuidado!” Ou “Fique seguro!” Mas Davi parecia não se preocupar com sua segurança. Davi sabia que o Senhor o livraria, e ele sabia disso porque Deus o livrara das garras do leão e da pata do urso (1 Samuel 17:37) ao resgatar uma das ovelhas de seu pai. Essa experiência mostrou que Deus era fiel a Davi quando agia em simples obediência. Ele estava fazendo o que tinha que fazer, honrando a Deus enquanto trabalhava para seu pai. Davi agora confiava que Deus o ajudaria novamente quando enfrentasse Golias, o inimigo de Deus. Não precisamos esperar para crescer antes que possamos ver o que acontece quando “confiamos e obedecemos”. As crianças que crêem e obedecem a Deus hoje descobrirão que Deus enviará Sua grande ajuda e bênçãos a elas – incentivando a obediência delas amanhã, no dia seguinte e em todos os dias.
Meu filho sempre gostou da parte quando Davi corta a cabeça de Golias (minhas filhas… não muito). Isso é violento e horrível, mas nos diz que Davi ganhou! Nisso, Davi nos mostra como é Jesus – especialmente que Ele venceu a batalha contra os inimigos de Deus. Na cruz, Cristo venceu a batalha! Na ressurreição, aproveitamos a vitória! Vocês, crianças, assim como seus pais, ainda têm que lutar contra o pecado. A batalha pertence ao Senhor, mas Ele veste Seus filhos com armaduras (Efésios 6: 10-18). A Bíblia guia o povo de Deus em sua luta ao longo da vida. Quando você brigar com seu irmão ou disser algo malvado para seu colega, lembre-se de que você precisa de Deus para ajudá-lo a ver seus pecados, lamentar-se por eles e parar de cometê-los e agradar a Deus. Que o Espírito Santo te dê um coração que ama a Deus e procura agradá-lo, encorajando-o mesmo quando seus pecados parecem tão grandes quanto Golias.
Você sabe o fim da canção das crianças: “E o gigant eao chão tombou!” Que final feliz (e muitas grandes alegrias ao longo do caminho) está reservado para crianças, adultos e idosos que vivem pela fé e procuram a glória de Deus o tanto que podem!

_____________________
*Texto publicado originalmente em ingles no site http://www.bsgtonline.com/read/ . Traduzido aqui mediante permissão do editor.
**O Rev. Don Overbeek é pastor da Congregação Heritage Reformed de Bradford, Ontário.
*** Tradução: Tchai Mussi