fonte da imagem: Pinterest

Sempre que eu estou pregando ou ensinando, eu não gosto de gastar tempo explicando o que a Bíblia não está dizendo. Normalmente, tenho um limite de tempo ou um número de palavras, então, eu tento ir direto ao coração da mensagem, mas em algumas ocasiões eu não tenho escolha.

Eis aqui uma dessas situações: “Rogo-vos, pois, eu, o prisioneiro no Senhor, que andeis de modo digno da vocação a que fostes chamados” (Efésios 4.1).

Infelizmente, acho que nós entendemos essa passagem de forma e errada e a usamos erroneamente. O termo comum é: “Viver de acordo com os padrões do Evangelho é sua tarefa.” Certa vez, ouvi alguém pregando basicamente isto: “Corrija sua vida porque, se você não fizer isso, você envergonhará o nome de Jesus.”

Se essa é a mensagem nesse versículo, temos um problema. Você e eu não temos habilidade para andar de maneira digna do Evangelho. Se você pensa que você tem, você tem subestimado o poder da habitação do pecado.

Uma Distinção que Transforma a Vida

Não me entenda mal – eu acredito piamente que a Bíblia nos chama para fora de uma vida pecaminosa e para dentro de um estilo de vida radicalmente transformado de santidade. Não somos mais livres para fazer o que nosso coração pecaminoso deseja. Fomos comprados por um preço e somos chamados para glorificar a Deus com nossas ações (1 Coríntios 6.20).

Tendo dito isso, o fluxo de Efésios não é que “vivamos de acordo com” o Evangelho, mas “vivamos através do” Evangelho. É uma distinção incrivelmente importante.

Em vez de dizer: “Aqui está o padrão, agora viva DE ACORDO COM ISSO,” o apóstolo Paulo encoraja o cristão a viver “ATRAVÉS” do Evangelho, pelo poder do Espírito Santo que vive em nós. Alguns versículos antes de 4.1, Paulo diz: “para que, segundo a riqueza da sua glória, vos conceda que sejais fortalecidos com poder, mediante o seu Espírito no homem interior” (Efésios 3.16). Em outras palavras, porque você está sendo fortalecido pelo Espírito, você agora pode viver um novo e diferente caminho.

Você Não Está Sozinho

Não importa o comando que o apóstolo Paulo dará em seguida porque seu interior tem sido fortalecido através do Espírito Santo. Qualquer que seja o significado desse chamado para uma vida de santidade, você terá habilidade para cumpri-lo.

Você percebe que nunca é deixado sozinho? Você pode dizer: “Jesus morreu por ‘essa causa’ _________(insira sua luta aqui). Por _______, o Espírito habita em mim. Porque eu luto com __________, o poder de Deus está à minha disposição.” Não importa qual seja a sua luta, você não estará sozinho.

A Bíblia nunca promete que será fácil, mas você pode andar com coragem e confiança porque sabe que Jesus está com você, Jesus é por você e Jesus está em você. Existe graça para sua luta.

_________________

*Paul Tripp  é pastor, escritor e renomado conferencista internacional. Ele é casado com Luella, com quem tem quatro filhos adultos: Justin, Ethan, Nicole e Darnay.

**Tradução por Ligian Oliveira e revisão por Rebeca Martins Di Primo.

***Esse texto foi traduzido e reproduzido com autorização do autor e está disponível em Paul Tripp