fonte da imagem: Pinterest

Na última semana, comecei uma série de cinco artigos a respeito do significado de “andar de modo digno” – uma frase encontrada em Efésios 4.1. Especificamente aplicada a relacionamentos, o apóstolo Paulo nos mostra cinco maneiras pelas quais somos chamados a andar com outras pessoas. Hoje, falaremos sobre MANSIDÃO.

Mansidão é uma palavra que aparece várias vezes ao longo das cartas de Paulo. Provavelmente mais usada como referência no fruto do Espírito (Gálatas 5.23). Ele diz a Timóteo para seguir a mansidão (1 Timóteo 6.11) e corrigir oponentes com mansidão (2 Timóteo 2.25). Da mesma forma, Paulo diz às igrejas da Galácia para que restaure aqueles que são pegos transgredindo com espírito de brandura (Galátas 6.1).

Eu acho que será mais fácil explicar essa palavra usando uma ilustração visual: você sabe que uma empresa de construção não está interessada em restaurar uma casa caindo aos pedaços quando ela chega ao local com máquinas de demolição.

Como isso se relaciona com a passagem? Desta forma: todos os cristãos ainda são pessoas caídas, mas Deus ordenou que pessoas caídas andassem com outras pessoas caídas e restaurassem umas às outras no processo de andar juntas.

Seus irmãos em Cristo irão pecar contra você. Em seu ministério, você caminhará com cristãos que tem problemas sérios de moral. Você viverá com membros de sua família que amam a Jesus, mas ainda falham ao andar de acordo com a Bíblia. Por fim, não se esqueça, deixe-me te lembrar de que você é uma dessas pessoas também!

Quando você vivencia essas deficiências em seus irmãos, você responde com uma atitude condenatória parecida com uma maquina de demolição? Você é rápido para derrubá-los e destruir o seu caráter ou você reage de maneira mansa? Você utiliza pequenos instrumentos de restauração para mostrar de maneira vagarosa, dolorosa e graciosa como eles têm falhado?

Você percebe? Mansidão não surgirá naturalmente em você. O pecado tornou seu coração em uma máquina de demolição, mas lembre-se de que você nunca está sozinho. Existe graça para sua luta. Jesus está com você, Jesus é por você e Jesus está em você.

Deus os abençoe.

Questões para reflexão

  1. Você tem confundido suave restauração com desconsideração pelo pecado? (Nota: a Bíblia nunca ignora o pecado, mas sempre o confronta de maneira suave e perdoadora)
  2. Você já tentou “dizer a verdade em amor” (Efésios 4.15), mas como uma língua parecida com uma bola de demolição? Qual foi o resultado?
  3. Você se sente encorajado, amado e restaurado depois que alguém usa uma máquina de demolição contra você?
  4. Em contraste, como você se sente quando alguém te restaura com mansidão?
  5. Por que o método de condenação “máquina de demolição” é mais natural do que outros métodos de restauração?

_________________

*Paul Tripp  é pastor, escritor e renomado conferencista internacional. Ele é casado com Luella, com quem tem quatro filhos adultos: Justin, Ethan, Nicole e Darnay.

**Tradução por Ligian Oliveira e revisão por Rebeca Martins Di Primo.

***Esse texto foi traduzido e reproduzido com autorização do autor e está disponível em Paul Tripp

Enviar Comentário