Nenhuma prática em sua casa se mostrará mais benéfica para sua família do que a adoração familiar diária.

Assim como dois banqueiros vivendo juntos não formam um banco, dois ou mais cristãos vivendo juntos não fazem um lar cristão. As trocas que ocorrem em um banco, ou em uma casa, é o que define o lugar.

Cristãos prestam adoração; é isso que fazemos. Adorar é o que define nossas igrejas e nossas vidas, e é o que deveria marcar nossos lares. Na verdade, a adoração familiar tem uma longa história na igreja protestante. Junto com a adoração conjunta e privada, a adoração familiar tem sido considerada uma das rotinas regulares de uma vida cristã — e seus benefícios são eternos.

A Marca Central de Um Lar Cristão

Claro que todo tipo de atividade acontece em nossas casas. Minha família adora jogar jogos, cozinhar junto e assistir vídeos engraçados. Apesar de eu amar fazer cada uma dessas atividades com minha esposa e filhos, eu cuido para que nenhum desses eventos ocupe o centro de nosso lar e vida juntos.

Como cristão, eu quero e preciso que Cristo seja o centro. Uma das marcas (se não a marca principal) de uma família cristã é que ela faça Cristo o centro de seu dia-a-dia — e a adoração familiar diária centraliza o lar cristão em Cristo.

Um dos grandes benefícios da adoração familiar é a oportunidade de podermos transmitir a fé a nossos filhos. Esse privilégio é bastante evidente para um pai cristão.

Ajudando Nossos Filhos a Confiar

Eu geralmente penso no Salmos 78 quando considero a necessidade de transmitir a verdade de Deus para nossos filhos. Asafe diz que “o que ouvimos e aprendemos, o que nos contaram nossos pais, não o encobriremos a seus filhos; contaremos à vindoura geração os louvores do SENHOR, e o seu poder, e as maravilhas que fez” (Sl 78.3-4). Por quê? “para que pusessem em Deus a sua confiança e não se esquecessem dos feitos de Deus, mas lhe observassem os mandamentos” (Sl 78.7).

Não é esse o desejo mais profundo de todo pai cristão? Nós ansiamos ver nossos filhos depositarem sua confiança em Deus e viverem de acordo com sua Palavra.

A adoração familiar provê a nossos filhos (e a nós mesmos) um encontro diário com esse Deus de graça e verdade. Ao praticarmos a adoração familiar, nós levamos nossos filhos a Cristo e continuamente os colocamos na direção de suas bênçãos. Assim como os pais de Marcos 10.13, que levaram seus filhos para Cristo abençoá-los, nós também colocamos nossos filhos diante dele diariamente.

Jardineiros da Fé

Claro que isso não significa que podemos fazer com que eles sejam salvos ou que Cristo os abençoe — a salvação é apenas pela graça de Deus (Ef 2.8-10) — mas, como pais cristãos, somos privilegiados e responsáveis por prover um ambiente propício para o crescimento deles em Cristo.

Isso é muito parecido com jardinagem. O jardineiro não tem controle algum sobre a semente virar uma planta. Deus é quem gera o crescimento. Mas o jardineiro cuida do solo, da irrigação, retira as ervas daninhas e garante que a planta receba a quantidade certa de luz solar (1 Co 3.5-7).  Ele provê um ambiente propício, usando o melhor de suas habilidades. Ele emprega todas as ferramentas e conhecimento a sua disposição. O jardineiro não pode garantir, causar, nem exigir o crescimento, mas pode nutrir, cuidar e esperar que ele aconteça.

Na adoração familiar, a família se ajunta ao redor da Palavra e ora junto. Nós provemos um ambiente propício conforme nos encontramos com Cristo juntos diariamente através desse meio de graça que Deus nos deu. Deus nos promete abençoar nossos filhos por meio de sua Palavra e da oração. Então, como pais, a forma com que abençoamos nossos filhos não é inventando novos meios para que eles se acheguem a Deus; nós simplesmente devemos colocá-los no caminho da Palavra de Deus e da oração. Entretanto, sem alguma regularidade ou estrutura e propósito, podemos achar que estamos fazendo isso com mais frequência do que realmente estamos.

Chame Esse Momento de Prazer

A adoração familiar não é difícil. Não é nenhum bicho de sete cabeças. Reserve dez minutos por noite. Depois do jantar, limpe a mesa, vá para a sala de estar, abra a Bíblia, leia uma seção pequena e ore.

É isso.

Não precisa durar muito — se você está apenas começando, provavelmente nem deveria. Conforme sua família cresce nessa prática simples, você pode começar a fazer perguntas, discutir a passagem lida e cantar Salmos ou hinos juntos. Independentemente do que você acrescente à prática de simplesmente ler a Bíblia e orar, evite tornar esse momento muito penoso.

A adoração familiar não precisa ser intimidadora; não precisa ser difícil. Na verdade, nem deveria ser.  Assim como todas as vezes que desfrutamos da presença de Deus, nosso objetivo não é nos sobrecarregar com fardos religiosos, mas sim desfrutarmos de Deus como algo prazeroso (Is 58.13). Imagine o que significaria para seus filhos se eles chamassem o momento de adoração familiar de prazer! Claro que nem sempre esse será o caso (para seus filhos ou para você), mas, como pais, devemos fazer o máximo que podemos para remover obstáculos que os impeçam de desfrutar Cristo de maneira leve, sem que seja um fardo (Mt 11.30; 23.4).

Se você perder uma noite ou três noites, ou uma semana, apenas recomece. Não é como um pneu que precisa ser trocado para poder voltar a funcionar ou como um grande projeto que exige um novo lançamento. Trata-se de um meio de graça que Deus providenciou para seus filhos. Não foi feito para ser um fardo.

Na adoração familiar, nós simplesmente colocamos nós mesmos e nossos filhos na direção das bênçãos de Deus. Tente isso. Eu prometo que não é difícil. Com o tempo, a prática diária da adoração familiar mudará seu lar. Mudará sua vida. Achegando-nos diariamente a Jesus, não somente em nossas devoções privadas mas juntos como família, Cristo derrama bênçãos que transbordarão até a eternidade.

_________________

*Este post é uma tradução de um artigo publicado originalmente no blog Desiring God, traduzido e publicado com permissão do autor.

**Jason Helopoulos serve como Pastor Sênior na University Reformed Church (PCA) em East Lansing, Michigan, nos Estados Unidos. Ele é autor de quatro livros, incluindo “Let the Children Worship” [Deixem as Crianças Adorar]. Jason mora em Michigan com sua esposa, Leah, e seus dois filhos.

***Traduzido por: Rebeca Falavinha. Revisado por: Ana Carolina S. Oliveira