familia jantandoEssa semana nós tivemos um momento que as nossas filhas não irão esquecer. Nós fomos convidadas para um almoço especial em um hotel no centro da cidade em que moramos. Tivemos a oportunidade de conhecer o nosso governador. Minha filha mais nova estava impressionada com a beleza do prédio, os detalhes e a decoração de tudo aquilo. Isso me fez pensar no tópico de educar crianças a terem boas maneiras. Para resumir, boas maneiras são importantes em qualquer lugar e vão te ajudar a ser uma bênção para os outros à medida que você coloca em prática ter os outros antes de você mesmo. Como você se veste para diversas ocasiões tem importância. Nós separamos um tempo para escolher as nossas vestimentas. Será que elas são apropriadas para o evento ao qual estamos indo? Estamos sendo modestas e de bom gosto com o que usamos? As crianças devem estar limpas e bem apresentáveis, o que exige um pouco de planejamento antecipado.

As pessoas que me conhecem sabem que a minha bolsa está sempre “pronta para uma evento” com bombons de menta, lenços, batom, um pequeno pincel, brilho pra crianças, uma caneta e um bloco de notas, só pra nomear alguns itens. Nós sempre fazemos um pequeno lanche antes de sair, a fim de não sermos tentados a comer demais. Ainda mais importante, nós preparamos as crianças com o que nós chamamos de “o discurso”. Nosso “discurso” acontece quando estamos no estacionamento e consiste em dizer o que esperamos de cada um durante o evento. Lembretes para não correrem, para falarem baixo, dizerem olá e obrigado quando necessário, responderem às pessoas de forma gentil são alguns exemplos. Qualquer um a partir dos quatro anos está em treinamento de boas maneiras na nossa casa. Os com menos de quatro anos estão aprendendo a sentarem quietos.

Nós praticamos jantares formais na nossa casa. Isso nos ajuda quando temos que ir a alguma reunião mais formal como casamentos, conferências, reuniões na igreja, ou jantares mais chiques na casa de outras pessoas. Nós acendemos velas, arrumamos mais a mesa, e praticamos boas maneiras. Guardanapos no colo. A comida é cortada, mastigada e passada aos outros de forma apropriada ( bem, nós tentamos!). A manteiga vai no prato e depois para a sua comida, e não, usando a sua faca diretamente no pote. As crianças são ensinadas a pegarem porções de forma que sobre para todo mundo, ao invés de colocarem mais do que eles deveriam. Elas devem preguntar se alguém quer mais um pouco antes de pegarem a última porção.

 Nós também praticamos conversas apropriadas para a mesa. Nenhum barulho rude, alto ou conversa inapropriada será permitido. Isso ajuda nossos filhos a serem bons convidados na casa de outras pessoas. Eles devem permancer sentados à mesa até serem liberados. Ninguém poderá comer e se levantar antes que todos os outros terminem. As crianças sabem que a sobremesa deve começar a ser comida quando a anfitriã for servida. Esses são apenas alguns dos hábitos que nós temos desenvolvido ao longo dos anos quando praticamos um jantar formal. Nossas crianças têm sido elogiadas na casa dos outros, em restaurantes e outros eventos formais pelo bom comportamento e boas maneiras. Essas coisas não passam despercebidas. Nós ensinamos nossos filhos a serem agradecidos aos anfitriões. Dependendo da ocasião, nós levamos um pequeno presente como forma de agradecimento. Eu peço as crianças para me ajudarem a escolher ou fazer algo para os anfitriões conforme a ocasião. Muitas vezes nós levamos algo para contribuir com o jantar e perguntamos antecipadamente por sugestões. Um presente de agradecimento, um cartão e um obrigado verbal são importantes formas de gratidão que ensinamos aos nossos filhos. Nós devemos mostrar gratidão aos que nos recebem.

Nós também já tivemos muitas oportunidades de receber pessoas em nossa casa. As crianças têm aprendido a fazerem os convidados se sentirem bem-vindos. Cumprimentar os convidados à porta, pegar os casacos, mostrar a casa, oferecer bebida e manter uma conversa faz parte da rotina dos nossos filhos de entreter outras pessoas. Quando estamos perto de receber pessoas nós lembramos aos nossos filhos o que precisamos ter pronto para nos ajudar a ter uma boa reunião. Nós trabalhamos juntos como família para fazer dos nossos momentos de hospitalidade um refugio e descanso para aqueles que estão vindo à nossa casa. Nós temos toalhas especiais para convidados, sabonete de mão no banheiro, acendemos velas aromáticas e alguns mimos para que a nossa hospitalidade seja especial.

Na igreja nós geralmente temos refeições no estilo buffet. É importante que as nossas crianças saibam esperar na fila, dizer obrigado quando preciso e especialmente pegar apenas o que eles vão comer, de forma que tenha o suficiente para todos. A mesa de sobremesa é sempre uma tentação para as crianças. Nós esperamos que eles nos perguntem o quanto de sobremesa eles podem comer e que eles obedeçam a esse limite. Isso mostra consideração pelos outros, para que todos tenham um pouco. Se pegamos a mais, nós na verdade estamos tirando da porção de alguém. Amigos, lembremos de termos consideração pelos outros ao sermos tentados a comer demais quando estamos reunidos.

Nossos filhos aprenderam desde muito cedo a ficarem sentados quietamente. Toda semana nós praticamos durante o culto familiar sentarmos ao redor da mesa após o jantar para ouvirmos a palavra de Deus e orarmos. Com a prática, os mais novos vão aprendendo a ficarem sentados. Se eles conseguem ficar sentados durante um programa de TV ou filme, eles podem sentar durante uma reunião. É importante ensiná-los a se comportarem em ambientes em que eles não estão sendo entretidos.

Nós visitamos a biblioteca pública semanalmente. Esse é um bom local para a prática de ficar quieto em público. Isso tem nos ajudado a como se comportar em lojas e outros lugares públicos. Não corremos livremente, gritamos ou tocamos tudo que vemos. Nos comportamos nas filas e aguardamos. Isso necessita de reforço constante mostrando o que você espera deles e elogio quando bom comportamento é demonstrado. Crianças que estão tentando demonstrar um bom comportamento será notada e elogiada pelos outros. Faz bem a elas saber que outros adultos observam suas boas maneiras.

Playgrounds são um excelente lugar para brincar de forma legal com os outros. Aguardar a fila do escorrego, alternar a vez no balaço, dividir um brinquedo que trouxe, se apresentar a outras crianças e ajudar outra criança são todas maneiras que esse ambiente tem ajudado os nossos filhos a terem boas maneiras.

Eu fiquei orgulhosa das minhas adolescentes essa semana. A prática de boas maneiras em casa, ao redor da mesa e em festividades com pessoas de todas as idades ao longo dos anos foi de grande benefício para elas ao se sentarem numa sala cheia de oficiais e adultos de diversas origens, além do nosso prefeito, primeira dama e governador. As garotas se vestiram de forma apropriada, mantiveram uma postura adequada e reponderam bem quando alguém falava com elas. Elas eram as mais jovens do local, mas se comportaram com boas maneiras próprias de jovens mulheres.

Nós devemos começar cedo a educar nossos filhos a terem maneiras adequadas. Crianças que mostram domínio próprio e boas maneiras são uma bênção para os outros. É um prazer observar um jovem rapaz ou moça hoje que demonstram respeito próprio e boa educação no meio dos adultos. Boas maneiras são importantes, independentemente da nossa idade. Sejamos amáveis e uma bênção para os outros à medida que praticamos boas maneiras e perseveramos em educarmos os nossos filhos para a glória Dele.

    “Até a criança se dá a conhecer pelas suas ações, se o que faz é puro e reto.” (Provérbios 20:11)

_______________________

Tricia StevensonEste post foi publicado originalmente no blog Simpleansweetathome, traduzidos e re-publicados com permissão.

Tricia Stevenson é casada com o Pastor Jim Stenvenson e mãe de quatro filhos.

* Tradução: Roberta Macedo