Fonte: Pinterest

Fonte: Pinterest

Um dos encorajamentos mais frequentes que dou para novas mamães é de que achem uma mãe num período a frente delas para fazerem perguntas específicas sobre amamentação, horário de dormir e treinamento para usar o vasinho. A razão? Agora que meus filhos estão maiores (8, 12, 15), eu mesma não consigo me lembrar da maioria das respostas para essas questões! Eu passei vários anos oscilando entre privação de sono e enjoo matinal. Meu passado mental nebuloso não me permite ter certeza sobre quantas vezes por dia eu amamentava meus filhos ou por quanto tempo eu esperava até chamar o médico quando eles tinham febre. Esses são detalhes que eu pensava que nunca esqueceria, mas eles já são incertos no meu cérebro.

Entretanto, eu também falo a elas que é vitalmente importante receber o conselho e a sabedoria de mamães que passaram anos criando filhos. Embora essas mães muito provavelmente não se lembrem mais dos detalhes específicos sobre como como colocavam seu bebê para dormir durante a noite ou sobre o que é apropriado para o desenvolvimento de uma criança de dois anos, elas são uma mina de sabedoria. Como uma mãe de filhos novos, eu muitas vezes me foquei demais nas lutas momentárias e não tirei um tempo para fazer as perguntas maiores e mais significantes para algumas das mulheres mais velhas da minha vida. Aqui estão algumas das questões que eu encorajo mães de filhos novos a perguntarem (e que também estou perguntando para mamães mais velhas da minha vida):

1. Vida Espiritual:

Como você desenvolveu sua vida espiritual como mãe? Quando você achava tempo para orar e ler a Bíblia? Houve quaisquer livros específicos ou estudos bíblicos que a ajudaram a crescer espiritualmente durante esse período?

2. Disciplina:

O que você aprendeu sobre disciplina e correção conforme você criava vários filhos? Como suas práticas disciplinares se desenvolveram e mudaram ao longo dos anos? Há algum recurso parental que foi determinante para você e que você recomenda?

3. Ensino

Como você ensinou seus filhos sobre Deus? Você usou livros devocionais, Bíblias infantis ou catecismo para ajudá-la a treinar seus filhos? Quais você recomenda? Como você balanceou o ensino bíblico com filhos de várias idades?

4. Rotina Familiar

Que tradições você construiu como família? Que orientação você pode dar sobre esportes, escola e outras atividades? Como essas atividades foram benéficas para seus filhos? Como elas foram problemáticas? Como você priorizou o casamento nesses anos?

5. Hospitalidade Amorosa

O que faz uma casa ser confortável e convidativa? Como você comunicou amor e afeição para seus filhos? Como você convidou outros para sua família durante esse período?

6. Serviço

De que maneiras você serviu na sua igreja e na comunidade nesses anos? Como você balanceou compromissos fora de casa com os compromissos familiares? Quais princípios ajudaram-na a discernir entre quando dizer “sim” sacrificialmente e quando dizer “não” com sabedoria? Como a maternidade permitiu a você oportunidades para compartilhar sua fé com outros?

7. Perspectiva

Olhando para trás, qual é uma coisa que você está feliz de ter feito com seus filhos? Há qualquer coisa que você se arrepende de ter se preocupado demais durante esses anos? Há alguma coisa que você desejaria que alguém tivesse te contado quando você começou a jornada de mãe?
Encontre uma mulher mais velha em quem você confie (Tito 2:3) e peça a ela por sua orientação e sabedoria. Embora muitas mulheres não se sintam confortáveis ensinando sobre como ser mãe para um grupo maior, muitas adorariam conversar sobre essas questões enquanto tomam uma xícara quentinha de café. E ela provavelmente passaria a manhã segurando um bebê nos braços enquanto vocês duas conversam. Meus braços estão sempre prontos para bebês.

________________

melissa kruger*Esse artigo foi postado originalmente no The Gospel Coalition. Original aqui. Traduzido mediante autorização.

**Melissa Kruger é esposa, mãe e autora de “The Envy of Eve” [A inveja de Eva] e “Walking with God in the Season of Motherhood” [Andando com Deus na temporada da maternidade]. Ela gosta de ensinar mulheres a Bíblia e serve como coordenadora do ministério de mulheres na Uptown Church PCA.

*** Tradução: Rebeca Romero