Como um paralelo ao artigo do meu marido “Treze Maneiras Como o Marido Pode Cultivar Seu Casamento”, gostaria de pegar emprestado seu primeiro parágrafo, mudando-o levemente para se encaixar ao contexto do meu artigo: o casamento é como um jardim. Se você é um jardineiro e quer ter um jardim bonito, você tem que trabalhar duro nele. Da mesma forma, se você é uma esposa e não investe tempo e energia em seu casamento, você não pode esperar ter um casamento maravilhoso. Assim como um jardim precisa de cuidado constante, o casamento também precisa. Como um jardineiro, você, como esposa, deve “aguar, fertilizar e semear” seu casamento com regularidade para ter um casamento saudável. Aqui estão sete maneiras de como uma esposa pode cultivar seu casamento:

Fonte da Imagem : Pinterest

1 – Ore diariamente por seu marido. Como líder e provedor da família, seu marido tem responsabilidades pesadas. Que conforto pode ser para o marido saber que sua esposa está orando por ele todos os dias — para que Deus o fortaleça, dirija e proteja! Pessoalmente, acho o cartão de oração Lifting My Husband Through Prayer do Family Life (2014) uma ferramenta útil quando oro por meu marido. Ele usa versículos da Bíblia para guiar a esposa na oração por seu marido.

2 – Encoraje e apoie a liderança de seu marido no lar. Na cultura de hoje, a ideia de uma esposa submissa a seu marido parece absurda. Contudo, ao obedecer ao mandamento de Deus de submeter-se voluntariamente a seu marido como ao Senhor, a esposa retrata de forma bela o relacionamento entre Cristo e Sua Noiva (Ef 5.21-24). E a submissão bíblica não significa que você se torna um capacho. Pelo contrário, Deus a chama como esposa para ser uma ajudadora para seu marido — para trabalhar ao lado dele para a glória de Deus. Um marido piedoso valoriza a contribuição de sua esposa, e não abusa de sua autoridade nem humilha sua esposa. Assim como o amor tenro do marido aumenta o desejo da esposa de honrá-lo, a submissão voluntária da esposa também aumenta o desejo do marido de cuidar mais de sua esposa.

3 – Esforce-se para mostrar interesse no trabalho, passatempo ou paixão de seu marido. Continue namorando seu marido. Envolver-se no passatempo ou paixão de seu marido pode desenvolver uma doce amizade no casamento. Meu marido gosta de basquete. Quando casamos eu sabia pouco sobre o esporte. Agora eu não sei quem gosta mais de assistir os jogos, ele ou eu.

4 – Ouça (de verdade!) seu marido. As mulheres são muito acostumadas a fazer várias coisas ao mesmo tempo; e às vezes elas continuam fazendo várias coisas enquanto seu marido está falando. Sim, em geralmente elas estão ouvindo, mas suas ações podem mostrar desinteresse. Dependendo da situação, deixar a lista de compras, colocar de lado o pano de prato ou desligar o celular podem ser algumas formas expressivas de mostrar ao seu marido que você se importa com ele. Se você realmente não pode ouvi-lo bem quando ele está tentando compartilhar algo, você pode gentilmente dizer, por exemplo: “Querido, o que você quer falar é importante para mim. Você pode falar sobre isso comigo hoje à noite depois da janta para que eu posso realmente ouvi-lo?”.

5 – Valorize e elogie seu marido, não só em particular, mas também em público (se vocês têm filhos, na frente deles). Garanta que ele saiba que você o admira, valorize seu cuidado com a família e aprecie sua liderança. Uma esposa que intencionalmente estima seu marido se surpreenderá em como sua admiração pode motivá-lo a liderar e servir mais sua família.

6 – Lembre que antes se tornar-se mãe, você foi primeiro, e ainda é, uma esposa. (Esse ponto é especialmente para mães com crianças pequenas.) Nossas criancinhas preciosas podem consumir tanto de nosso tempo a ponto de negligenciarmos o cultivo da intimidade com nossos maridos. Como mãe de quatro crianças pequenas, sei quanto meu marido gosta quando faço um esforço para mostrar que ele ainda é o número um. Um recadinho romântico no almoço ou na mesa dele, fazer sua comida favorita e planejar noites românticas sem as crianças são apenas algumas das formas como as esposas podem comunicar amor ao marido.

7 – Trate seu marido como Deus trata você. (Peguei esse ponto emprestado do artigo do meu marido pois se aplica muito bem tanto a maridos como a esposas). Deus não nos trata conforme a multidão de nossos pecados, mas de acordo com sua rica misericórdia. Seu marido não é perfeito; ele tem falhas e fraquezas, mas você também tem. Portanto, assim como Deus é gracioso para com você, seja graciosa para com seu marido. Quando você estiver errada, seja humilde o suficiente para admitir seu erro. Quando pecar, peça perdão. Quando seu marido pecar, perdoe-o como Deus perdoou você (Ef 4.32). Cresça com ele na misericórdia e no amor de Deus.

A lista acima não é de forma alguma exaustiva, mas tem a intenção de dar algumas sugestões práticas para cultivarmos nosso casamento. Contudo, precisamos perceber que, longe da graça de Deus em Cristo, não podemos, em última instância, ser o tipo de esposa que Deus nos chama a ser. Por isso, precisamos de Sua graça para sermos menos egoístas em nosso casamento. Precisamos de Seu perdão pelas muitas maneiras pelas quais falhamos em respeitar e nos submetermos a nosso próprio marido (Ef 5.3). E precisamos de Seu Espírito para nos capacitar a nutrir um casamento feliz e santo.

____________________________

Sarah J. Najapfour (Bacharel em Literatura Inglesa) é uma mãe e dona de casa. Ela leciona na Cascade Christian School em Chilliwack, Colúmbia Britânica, e na Plymouth Christian School em Grand Rapids. Ela é a co-autora do livro Amazing Grace, a primeira parte da série é chamada “Stories behind Favorite Hymns for Ages 3 to 6” [As Histórias por trás dos Hinos Favoritos para as Idades de 3 a 6]. Ela e seu marido, Brian, tem quatro filhos.

Tradução: Juliana Fontoura | Revisão: Rebecca Gueiros