fonte da imagem: Pinterest

Na Itália, estamos passando por um experimento social fascinante: milhões de pessoas em isolamento por um indefinido número de dias, ou semanas, talvez meses.

Para alguns, esta será a chance de ter um estoque. Para outros, a ansiedade irá dominar. Para outros ainda, a tensão irá aumentar assim que dividirem um espaço limitado.

Aqui as pessoas estão procurando várias maneiras de sobreviver, porém não seria melhor do que apenas sobreviver, e passar a enxergar isso como uma bênção do generoso Pai celestial? Nós não pedimos por isso, e talvez o isolamento seja o seu pior pesadelo, mas aqui estão algumas poucas sugestões de como prosperar durante esses estranhos e amedrontadores dias.

1. Deleite-se na graça de Deus e na sua misericórdia.

Nós somos salvos pela graça (Efésios 2.8) e crescemos em santidade pela graça (Efésios 2.10): que notícia maravilhosa para criaturas caídas e frágeis! Volte-se sempre para essas verdades quando você pecar durante o isolamento. Quando você perder a paciência com seus filhos, cônjuge, parentes idosos, ou as pessoas que moram com você, corra para a Cruz. Desfrute do perdão e da bondade que só Jesus pode dar.

Seja pronto para pedir perdão e para perdoar. As pessoas estão apavoradas e irracionais. Elas dirão e farão coisas que não necessariamente gostariam de fazer, então as abençoe com graça. Sejam “uns para com os outros benignos, compassivos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus, em Cristo, vos perdoou” (Efésios 4.32). “Acima de tudo, porém, tende amor intenso uns para com os outros, porque o amor cobre multidão de pecados.” (1Pedro 4.8).

Tire um tempo para pensar nas últimas 24 horas. A quem você deve pedir perdão? Vá e faça isso agora mesmo.

2. Viva um dia de cada vez.

“Portanto, não vos inquieteis com o dia de amanhã, pois o amanhã trará os seus cuidados; basta a cada dia o seu próprio mal.” (Mateus 6.34).

Foque no presente. Não se deixe ser apanhado por ciclos de pensamentos negativos ou de suposições. Dê graças por todas as bênçãos que você tem recebido hoje. Mantenha uma anotação de ações de graças e compartilhe com os irmãos da igreja. Nós temos feito isso como igreja aqui, com vídeos, e isso tem sido um grande encorajamento.

3. Fale com você mesmo.

“Por que estás abatida, ó minha alma? Porque te perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei, a ele, meu auxílio e Deus meu.” (Salmo 43.5)

Como Martin Loyd Jones escreveu: “Você já percebeu que muito da sua infelicidade na vida se dá pelo fato de você estar dando ouvidos a você mesmo ao invés de falar consigo mesmo?” Se tornando cativo de pensamentos infelizes. Isso pode ser particularmente difícil durante uma noite sem dormir, quando seus medos e preocupações tomam proporções pandêmicas.

Acorde, leia a palavra de Deus e repita-a para você mesmo até que a voz do seu Pastor cale a voz do medo.

4. Pare o que você está fazendo e leia a Bíblia.

“Aquietai-vos e sabei que eu sou Deus; sou exaltado entre as nações, sou exaltado na terra.” (Salmo 46.10)

Eu não sou bom em aquietar-me, muito menos em ficar parado. Como o Senhor nos força a fazer ambas as coisas no isolamento, por que não se alegrar diante da oportunidade de conhecê-lo melhor? No clamor de 24 horas de notícias e mídias sociais, valorize a Sua Palavra.

5. Fique calmo e ore.

Esses dias de isolamento representam uma grande oportunidade de extravasar nossos corações diante do nosso Pai celestial. Normalmente, há muitas distrações, mas não agora. Vamos usar cada momento, como indivíduos, como casais, como famílias para interceder pelos doentes e pelos que estão morrendo, pelos serviços médicos, pelo governo, por nossos irmãos na fé, e por aqueles que ainda não conhecem a Cristo.

Planeje os próximos sete dias de oração. Quando você vai orar? Com quem? Por quem?

6. Mantenha contato.

Se estamos juntos debaixo de um mesmo teto aos domingos, ou separados em nossas casas, da mesma forma, somos partes de um só corpo, uma só família, um só templo santo. Mantenham contato uns com os outros usando a infinidade de plataformas de mídias sociais, encontros virtuais interativos, e livestreams disponíveis hoje.

Um pastor declarou recentemente que pela primeira vez desde a invenção da internet, parece que estamos redimindo a internet para a glória de Deus. Liguem uns para os outros e deixem-nos saber que vocês estão orando e agradecendo uns pelos outros. Esteja ciente daqueles que se sentem solitários e isolados.

Escreva uma lista de pessoas que você quer contactar até a próxima semana. Pense em formas de como incluir aqueles com menos acesso a tecnologia.

7. Regule o consumo de notícias.

Nós podemos nos tornar facilmente obcecados pelas últimas estatísticas do corona vírus. Quantos casos, quais países e cidades, quantas mortes, onde estamos na curva do gráfico? Tome cuidado com o tempo que você gasta monitorando as notícias: isso pode dominar rapidamente suas horas acordado de forma insalubre. Mantenha-se informado, mas tome cuidado com tendências obsessivas. Regule o tempo em frente às telas. Ao assistir às notícias, ore por cada uma pontualmente.

8. Separe o trabalho da família e do tempo de descanso.

“Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo propósito debaixo do céu.” (Eclesiastes 3.1)

No isolamento, todos os dias parecem iguais. Dias da semana e fim de semana parecem o mesmo. É fácil perder a noção do tempo. Sempre que possível, então estruture seus dias e semanas.

Muitos de nós vamos fazer nosso trabalho em casa. Nossos filhos terão aulas virtuais. Crie rotinas viáveis para esses momentos: tempo de trabalhar, tempo em família ou social, tempo de descanso. Tente aderir a eles. Tenha um espaço de trabalho designado para deixar seu telefone lá. Tente fazer o fim de semana parecer com um fim de semana. Quais os seus padrões habituais de descanso, e como eles traduziriam a vida no isolamento?

Desenhe um primeiro esboço de uma rotina diária, ponha em prática e teste, ajuste ao longo do dia.

9. Estabeleça um espaço pessoal.

Independentemente se você é uma pessoa extrovertida ou introvertida, todos nós precisamos de tempo e espaço para nós mesmos. Isso pode ser difícil em casas pequenas com crianças pequenas. Como você pode criar um espaço para recarregar suas energias? Seja criativo com espaço: uma de nossas filhas descobriu que ela estuda melhor perto do armário da cozinha (nós tínhamos percebido que nossos suprimentos de biscoitos chegaram ao fim durante a quarentena!).

Olhe ao redor de sua casa: como você pode distribuir o espaço? Olhe para sua rotina diária: há um tempo de descanso para cada um de vocês?

10.Exercite-se.

“Pois exercício físico para pouco é proveitoso…”. (1 Timóteo 4.8)

O exercício fortalece o corpo, ajuda a manter a mente sã, e aumenta os níveis de energia. Enquanto você reclama das restrições da quarentena, exercite-se regularmente.

Desenterre seu velho kit de ginástica e vá em frente.

Agarre-se a Cristo

Para ser bem sucedido na quarentena, estabeleça uma vida espiritualmente, mentalmente e fisicamente sustentável. Quanto mais distantes estamos de onde vamos, mais distante e inatingível parece o fim.

Eu não quero soar alarmista, mas temos que retornar à vida como habitualmente ela era.

Talvez as verdadeiras batalhas começarão no pós-isolamento. Nesse caso, precisamos descobrir um jeito de prosperar neste tempo, para que possamos enfrentar o que quer que venha em nosso caminho, crendo que não podemos fazer nada sem as amparadoras mãos do Redentor.

_________________________________

*Mark Olden  é pastor da Igreja Evangélica Neapolis em Nápolis, na Itália. È um ex-oficial da Marinha Real, graduado em teologia pelo Oak Hill Theological College em Londres. Ele e sua esposa, Jane, tem quatro filhos.

Stefano Mariotti é casado com Jennifer e é pastor da Igreja La Piazza, em Budrio, e atua com a plantação de 29 igrejas na região rural no Norte da Itália. Ele é um dos membros do Conselho da Coalizão Evangélica da Itália.

**Disponível em: https://www.thegospelcoalition.org/article/10-ways-thrive-quarantine/

***Traduzido por: Botelho G. de Araújo. Revisado por: Ana Carolina S. Oliveira